RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA E INCLUSÃO SOCIAL

Visão Geral

Restauração ecológica de 203,1 hectares de diferentes  fitofisionomias da Mata Atlântica no município de Niterói.

Único projeto da administração pública direta enquadrado em  todo o Brasil.

Projeto elaborado e submetido pelos técnicos da SMARHS.

Área de Abrangência do Projeto

Introdução sobre o Projeto

O projeto de Restauração Ecológica e Inclusão Social do Município de Niterói, foi submetido ao edital do BNDES em 2015 sendo firmado contrato em 2017 com liberação da verba em dezembro de 2018.

• Já foram realizadas diversas parcerias com o Laboratório Horto Viveiro da UFF, Seconcer, para apoio nas ações de retirada de plantas invasoras e produção de mudas de espécies nativas do ambiente Restinga; e com a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (RESEX Itaipu), bem como com a administração do parque municipal PARNIT e com a do parque estadual PESET,  Seas e a Clin.

Hoje trabalhamos em parceria com o Departamento de Biologia da UFF e da PUC-RJ

Entre 2019 e 2021 foi realizado o lançamento de quase 1 tonelada de sementes de juçara, sendo que durante a pandemia de Covid 19, ocorreu uma parada nas atividades no 1º trimestre de 2020, retornando os lançamentos em agosto de 2021.

Mudas de juçara provenientes de lançamento de sementes na trilha dos Blocos

As imagens a seguir são das juçaras plantadas pelo pessoal do Eco Social e as mudas de juçara maiores 3 anos depois.

Na restinga de julho a dezembro de 2021, foram plantadas 1.053 mudas. Sendo elas Quixabinha (Scutia arenicola), Guriri (Alfagoptera arenaña), Chau Chau (Allophylus puberulus), Araçá da Praia (Psidium cattleyanum), Colo de Pescoço (Sophora tomentosa), Feijão Bravo (Cynophalla fluxuosa), Maria Mole (Guapira pernambucensis), Pitangueira (Eugenia uniflora), entre outras.

No ano de 2022 foi dado inicio as atividades de retirada de exóticas em Camboinhas, sendo pelo menos 25m3 de Opuntia, além de Agave sp, Yucca sp, Leucaena leucocephala entre outras.

Só no ano de 2022 foram plantas mais de 1300 mudas no Parnit e mais de 700 mudas nas Restingas de Itacoatiara e Camboinhas e 80 mudas na Ilha Menina.

A seguir plantio realizado em conjunto com a equipe do GMAR.

No dia 09 de junho de 2022, ocorreu o Mutirão de Plantio realizado em ação conjunta com o Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros (GMAR), como parte da formação de novos recrutas, com presença da associação de Moradores de Itacoatiara, no qual foi realizado o plantio de 213 mudas: 30 Feijão de boi (Cynophalla flexuosa), 30 Aroeira (Schinus terebinthifolius), 31 Colo de pescoço (Sophora tomentosa), 30 Ora-pro-nobis (Pereskia aculeata), 33 Pitanga (Eugenia uniflora), 1 Clusia (Clusia fluminensis) e 30 Quixabinha (Scutia Arenicula).

Hectares trabalhados desde 2019 até 2022:

• Aproximadamente 65ha no Parnit, com enriquecimento de juçara (Euterpe edulis) espécie nativa da Mata Atlântica, ameaçada de extinção, além de outras espécies também endêmicas da Mata Atlantica, como jequitibá rosa (Cariniana legalis), Paineira (Ceiba speciosa), Ipê amarelo (Handroanthus albus), ipê roxo (Handroanthus impetiginosus),  sibipiruna (Caesalpinia pluviosa) e anda-açu (Joannesia Princeps).
  • Aproximadamente 3ha restaurados na Restinga da Praia de Charitas, 100% concluído.
  • Aproximadamente 4ha na restinga de Itaipu, Camboinhas e Sítio Arqueológico de Itaipu
  • Aproximadamente 2,5ha na Restinga de Itacoatiara, 100% concluído. No momentos estamos no processo de manutenção o monitoramento de mudas.

No ano de 2021 foi dado inicio as atividades de retirada de exóticas em Camboinhas, sendo pelo menos 25m3 de Opuntia, além de Agave sp, Yucca sp, Leucaena leucocephala entre outras. Todo esse material era colocado em leiras. Abaixo uma explicação de como foram montadas.

A montagem das leiras de compostagem nessa área foi feita em camadas, colocando-se sobre o solo galhos mais grossos para formar uma cama e evitar o contato das plantas exóticas retiradas da restinga com o solo, principalmente o cactus Opuntia, para não haver enraizamento. Acima dessa camada, faz-se a distribuição dessas exóticas em camadas sucessivas, entremeadas por camadas de material lenhoso triturado (principalmente de Leucena). A última camada, também com material lenhoso triturado serve para abafar a leira, promovendo a fermentação anaeróbica e o consequente aumento da temperatura, o que promoverá a desintegração desse material, de forma orgânica. Periodicamente, essas camadas são reviradas, de modo a propiciar oxigenação e homogeneização do material. A compostagem visa a reincorporação de nutrientes ao solo, sendo o material compostado disposto no fundo das covas para plantio de mudas de espécies nativas e como cobertura morta em torno dessas mudas para proteger o solo e manter a umidade, evitando também o crescimento de ervas daninhas.

A seguir plantio realizado em conjunto com a equipe do GMAR.

Durante a suspensão das ações de plantio, foi prestado auxílio aos voluntários do projeto, com distribuição de cestas básicas no dia 15 de abril de 2020, conforme ilustrado abaixo.