Reserva Extrativista (RESEX) Marinha de Itaipu

Sobre

A RESEX

A Reserva Extrativista (RESEX) Marinha de Itaipu foi criada pelo Decreto Estadual n° 44.417, de 30 de setembro de 2013. Trata-se de uma área protegida quase exclusivamente marinha, incluindo também a Lagoa de Itaipu. Localiza-se em Itaipu, região oceânica de Niterói, próxima à entrada da Baía de Guanabara, sendo contínua às praias de Itacoatiara, Itaipu, Camboinhas e Piratininga, com limites definidos pela linha de costa.

         Contígua ao Parque Estadual da Serra da Tiririca, a RESEX ocupa hoje um espelho d’água de aproximadamente 3.943 ha. 0 principal objetivo consiste em proteger os meios de vida da população de pescadores artesanais tradicionais da região e garantir a exploração sustentável e a conservação dos recursos naturais.

         A enseada de Itaipu ocupa área de cerca de 62 km2, com linha de costa de 6,5 km de extensão, de formação semicircular no sentido leste oeste. Na porção mediana divide-se pelo canal da Lagoa de Itaipu, sendo limitada a leste pelo Morro das Andorinhas e a oeste pela Ponta da Galheta. A enseada é abrigada pelo alinhamento da Ilha do Pai, Mãe e Menina, apresentando

profundidade máxima de 30 m.

         Os recifes rochosos associados às ilhas são também habitats importantes na agregação de biodiversidade e biomassa local, incluindo a biota bentônica e peixes recifais. Já o complexo lagunar Itaipu-Piratininga, conectado constantemente à enseada por um canal, representa um habitat específico, propício à reprodução e ao crescimento de espécies marinhas ou estuarino-dependentes, muitas delas de interesse econômico. Além disso, parte significativa do entorno continental está protegida pelo Parque Estadual da Serra da Tiririca, caracterizando, portanto, a região costeira de Itaipu como importante área de agregação, produção e constante troca de recursos biológicos.

 

Rolar para o topo