Publicações

PLANO DE MANEJO PARNIT

 

Em comemoração aos sete anos de aniversário do PARNIT, foi publicada a Portaria SMARHS Nº 12 de 23 de outubro de 2021, que aprovou seu Plano de Manejo, principal instrumento de orientação para a gestão do Parque.

O Plano tem como objetivo estabelecer o zoneamento da unidade de conservação, suas normas e restrições de uso e o planejamento de ações, sempre considerando os objetivos de criação do PARNIT. Seu desenvolvimento consiste em um ciclo contínuo de consulta e tomada de decisão, onde devem ser consideradas questões ambientais, socioeconômicas, históricas e culturais que caracterizam a área protegida e o contexto onde o Parque está inserido.

REVAN

A Revista do Ambiente de Niterói é uma publicação online, quadrimestral, idealizada pela Subsecretaria de Sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, de Niterói.

A publicação traz, em artigos, reportagens e entrevistas, temas que abordam a proteção do meio ambiente pelo olhar de quem integra a gestão da secretaria e de especialistas convidados. Nosso intuito é aproximar os cidadãos das políticas públicas ambientais desenvolvidas em Niterói e também mostrar exemplos de boas práticas realizadas por projetos desenvolvidos em outras regiões do país e do mundo.

 

REVAN 11 CAPA (1).png

 

ATLAS

Atlas.png

 

O Atlas de Niterói foi criado com o objetivo de apoio à aprendizagem e realização de pesquisas. 
Sua sintese completa e eficiente da realidade das áreas protegidas, em conjunto com vários aspectos relacionados ao meio ambiente, faz dele um compêndio de conhecimentos sobre o Munícipio de Niterói.

GUIA BOTÂNICO


O livro Guia Botânico do Município de Niterói é resultado de um extenso projeto que, ao longo dos anos de 2016 a 2019, mapeou as árvores mais exuberantes, raras ou charmosas da cidade, tornando-as parte dos atrativos turísticos do município.
Idealizado e realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói – SMARHS, em parceria com diversos colaboradores, o Guia Botânico reúne fotos, ilustrações e textos sobre oitenta e uma árvores – contemplando 66 espécies distintas – e informações sobre a flora do município, desta forma, sendo uma importante ferramenta para subsidiar as tomadas de decisões no planejamento e manejo da arborização urbana.

Guia.png

 

GUIA DE TRILHAS

Guia de Trilhas.png

 

O Guia de Trilhas de Niterói é um projeto da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) que busca estimular o uso público nas unidades de conservação e parques urbanos e incentivar o contato com a fauna e a flora no município. Nessa publicação da SMARHS constam 45 trilhas, que encontram-se distribuídas entre o Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT), o Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu (RESEX Itaipu), a Área de Proteção Ambiental do Morro do Morcego, Fortaleza de Santa Cruz e dos Fortes Pico e Rio Branco (APA do Morro do Morcego), a Área de Proteção Ambiental da Água Escondida, o Horto Botânico de Niterói (Horto do Fonseca) e a Rota Charles Darwin, trilha de longo curso que conecta Niterói a Maricá.
 

MANUAL TÉCNICO DE ARBORIZAÇÃO URBANA

O Manual Técnico de Arborização Urbana contempla todos os métodos e diretrizes a serem implementados pela Prefeitura Municipal de Niterói através da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, visando uma arborização planejada e adequada para as vias públicas, de forma a proporcionar benefícios ao meio urbano. Este Manual traz ainda uma listagem com espécies arbóreas adequadas para a cidade, além de orientações técnicas sobre procedimentos para plantios, podas e supressões.

Arborização.gif.png

 

Rolar para o topo