Proteção Animal

A Coordenadoria Especial de Direitos dos Animais (CEDA) foi criada para ser um instrumento de desenvolvimento de políticas públicas de proteção animal, para a implantação de ações voltadas para a educação animalista, e também para inibir condutas lesivas à integridade física e mental dos animais domésticos.

Em 2017, a Prefeitura de Niterói inaugurou o Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), localizado no Horto do Fonseca. A iniciativa foi um marco no município ao passar a oferecer gratuitamente o serviço público de castração de cães e gatos.

Em 2020, a coordenadoria ampliou o número de cirurgias de esterilização com a entrada em funcionamento do Castramóvel. A unidade fica estacionada nos bairros, facilitando o acesso ao serviço para moradores de comunidades.

Em Niterói, a tecnologia é uma aliada da defesa animal. Graças à implantação do aplicativo Niterói Animal, a população dispõe de uma ferramenta para agendar a castração de animais domésticos usando apenas o smartphone. O app permitiu a ampliação do número de cães e gatos beneficiados.

Em 2021, a CEDA realizou um total de 3.400 cirurgias de castração no município.

0 3.400 +

Cirurgias de castração

Niterói Animal

Este é o aplicativo Niterói Animal, o novo canal de proteção animal da Prefeitura de Niterói.

No aplicativo os moradores de Niterói terão todas as informações de como agendar suas castrações no CCPAD (Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos), o agendamento será realizado de acordo com as disponibilidades de vagas e todo o processo de marcação de vagas será feito através do aplicativo, com isso poupando tempo do cidadão, uma forma moderna é rápida de acesso ao serviço.

Incentivo à adoção, toda semana cães e gatos para adoção serão divulgados no aplicativo, lembrando que existem vários amiguinhos necessitando um lar na cidade e pelo aplicativo “Niterói Animal” o usuário poderá ver fotos e informações de como adotar.

Em breve o aplicativo irá ganhar novas funcionalidades, sempre pensando na Proteção Animal de nossa cidade.

Rolar para o topo