Prefeitura de Niterói vai lançar Passaporte Ecológico

Visitantes poderão carimbar memórias e experiências vividas nas unidades de conservação da cidade

Com mais de 50% do seu território composto por áreas protegidas, Niterói possui 10 Unidades de Conservação (UC) e uma em fase de criação. Algumas delas são bastante consolidadas, como o Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit) e o Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), outras estão em fase de estruturação, como o Parque Natural Municipal Floresta do Baldeador e o Parque Natural Municipal Morro do Morcego, e ainda existem as que são desconhecidas pelos niteroienses e visitantes.

Com o intuito de divulgar suas áreas protegidas e estimular o uso consciente desses locais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) está elaborando o Passaporte das Unidades de Conservação de Niterói.

O passaporte é uma ferramenta interativa e didática de conscientização, com foco em expor a importância das unidades de conservação para a proteção da biogeodiversidade e qualidade de vida.

Com o passaporte em mãos, os visitantes podem conhecer belíssimas paisagens inseridas no meio urbano e carimbar memórias e experiências vividas nesses locais.

As Unidades de Conservação são definidas como espaços territoriais protegidos por lei, com características naturais relevantes e limites definidos, instituídos pelo Poder Público com o objetivo de conservação. Segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei Federal Nº 9.985/2000), essas áreas podem ser classificadas como de proteção integral, quando o objetivo é a preservação da natureza e são permitidos apenas usos indiretos; ou de uso sustentável, quando estão autorização certos tipos de uso e ocupação.

A criação de uma UC tem como objetivo a proteção da fauna e da flora, contribuindo com a manutenção da biodiversidade e a restauração de ecossistemas. Além disso, promover o desenvolvimento sustentável, proteger paisagens naturais, incentivar atividades de pesquisa científica e apoiar o turismo ecológico e atividades em contato com a natureza são outras premissas alinhadas aos objetivos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza.

“A consolidação dos novos percursos e o manejo permanente dos caminhos reforça o potencial da cidade para o ecoturismo. Por isso também estamos atualizando o Guia de Trilhas, uma importante publicação que é referência tanto para os niteroienses como para visitantes que percorrem as trilhas da cidade”, explica Fabiana Barros, diretora do setor de Áreas Verdes da SMARHS.

Rolar para o topo