Parque Natural Municipal da Água Escondida

O Parque

O Parque Natural Municipal da Água Escondida é uma unidade de conservação de proteção integral situado na região central do município de Niterói, próxima a locais com considerada ocupação urbana. Em contraponto, a unidade apresenta em seu interior fauna e flora características do bioma Mata Atlântica, com grande diversidade de exemplares arbóreos, ruínas e construções históricas, encostas íngremes, vales, nascentes e olhos d’água. A instituição da área protegida foi motivada pela valorização de relevante patrimônio histórico-cultural para o município, preservação de diversas nascentes e olhos d’água, proteção patrimônios naturais que envolvem a biodiversidade e a geodiversidade, manutenção de serviços ecossistêmicos prestados à sociedade, incentivo à pesquisa científica e oferta de opções de lazer em espaços naturais, as quais envolvem atividades de visitação, recreação, esportes, interpretação e educação ambiental, atividades religiosas e relaxamento. Apresenta ainda a função de conter o avanço da ocupação urbana em áreas inapropriadas e propiciar a recuperação e o estabelecimento de vegetação nativa, tendo como principal resultado a mitigação de eventos climáticos extremos.

Rolar para o topo