Parque das Águas de Niterói

O Parque das Águas

Tem como objetivos básicos:  promover a sustentabilidade do entorno para o uso dos recursos naturais, estimulando o desenvolvimento integrado da região com auxílio da educação ambiental; contribuir com a amenização climática;  estimular e auxiliar as pesquisas científicas do patrimônio natural, material e imaterial e favorecer o uso recreativo e cultural do parque, de forma adequada, pela sociedade.

O que encontrar no parque: parque infantil, academia e equipamentos variados para a terceira idade além de jardim sensorial com plantas de diferentes texturas e aromas para o tato e olfato. Para garantir a acessibilidade de cadeirantes e portadores de necessidades especiais, além da população em geral, o espaço conta agora com elevador de acesso. Outro equipamento que promete agradar aqueles que forem ao revitalizado Parque das Águas é o novo auditório. Com capacidade para até 60 pessoas, o local vai ser utilizado para a exibição de filmes e a realização de exposições variadas como, Dia Mundial da Água, Semana do Meio Ambiente, reuniões da COMAN ( Concelho Municipal do Meio Ambiente), ações de educação ambiental além de diversas palestras e capacitações.

Principal atração: A história de Niterói está diretamente ligada à água, e o desenvolvimento urbano só foi possível depois da criação de um sistema para abastecer a população, no inicio dos anos de 1880, quando foi construída uma das maiores joias do parque: o Reservatório da Correção, com capacidade para nove milhões de litros de água, que ainda abastece parte do Centro e da Zona Sul.

Seu terreno pertencia à antiga aldeia dos índios de São Lourenço. Composto de duas câmaras quadradas, semi-enterradas, e separadas por grossas paredes, o reservatório possui cobertura em abobadilha de berço, recoberta com uma camada de terra. Pelo exterior, tem altura de 1,50m, enquanto internamente possui 6m de profundidade.

Em 1998, foi objeto de tombamento pelo INEPAC, juntamente com outros reservatórios de valor histórico no estado do Rio de Janeiro