INVENTÁRIO FAUNÍSTICO

O projeto, que compõe as ações do Programa Enseada Limpa, tem como objetivo a produção de um inventário das espécies da fauna da Enseada de Jurujuba, visando promover o conhecimento do assunto à população bem como gerar conhecimentos que sirvam de base para o aprimoramento da gestão da fauna silvestre local.

Desenvolvida pelo Escritório de Gestão de Projetos (EGP-Nit), a iniciativa foi submetida à captação de recursos junto ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, tendo sido aprovada no ano de 2019 (convênio nº 890461/2019). As etapas de implantação, acompanhamento e fiscalização foram atribuídas à Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.

A ideia central do inventário é o levantamento de espécies da fauna presentes na Enseada de Jurujuba por profissionais qualificados e especializados nas áreas de herpetofauna, avifauna, mastofauna, ictiofauna, entomofauna e macroinvertebrados aquáticos, acompanhado de um projeto de educação ambiental em torno do conhecimento que será levantado, bem como de um plano de comunicação, para que possa ser trabalhado junto às crianças da rede municipal e moradores locais a apropriação e a difusão dos conhecimentos que serão gerados, além do fomento ao sentimento de cuidado para com a biodiversidade local.

O projeto se destina a população residente nos 6 bairros que compõem parcial ou integralmente a Bacia Hidrográfica Contribuinte à Enseada de Jurujuba, contabilizando cerca de 37.325 mil pessoas (IBGE, 2010). Ainda contará com atividades voltadas para cerca de 600 alunos e profissionais das 03 escolas municipais da bacia em questão. Indiretamente, beneficiará demais cidadãos que se relacionam com o mar, quer seja através da pesca, da cultura de mariscos, da prática de esportes aquáticos e do transporte marítimo dentro da Bacia Hidrográfica Contribuinte à Enseada de Jurujuba, turistas estudantes da área e outros.

O tempo de duração será de 17 meses, de modo a possibilitar um amplo levantamento, que compreenda as diferentes estações do ano.

O que se espera deste projeto é ressaltar aspectos positivos ainda existentes no local, por meio da identificação e devida valorização das espécies de sua fauna, possibilitando trabalhar o pensamento crítico junto aos moradores a respeito de que a baía resiste e pode ser recuperada, com a corresponsabilização de todos os entes envolvidos com este sistema ambiental. Pretende-se fomentar melhores práticas cotidianas a respeito da conservação do meio ambiente na população, a partir do reconhecimento da biodiversidade existente.

EIXOS DE ATUAÇÃO

– Produção de inventário contendo a listagem das espécies encontradas, caracterização dos habitats, destaque de espécies em possível ameaça de extinção, endêmicas e raras etc., entregue em formato de relatório impresso e digital;  

– Mapas;  

– Base de dados digitalizada. 

– Plano de educação ambiental aplicado a cerca de 600 alunos da rede municipal, professores e assistentes da 3ª e 4ª série do ensino fundamental das escolas localizadas na enseada, contendo 3 tipos de oficinas distintas, que são: ciência a bordo, fotografia, produção de vídeos;  

– 3 exposições com produtos gerados pelos alunos. 

– Documentação do projeto e divulgação em mídia impressa e digital;

– Construção de identidade visual do projeto;

– Produção de vídeo institucional;  

– Confecção de placas para disposição em pontos estratégicos, visando a divulgação e a identificação da fauna pela população; 

– 3 eventos de divulgação em espaço público (apoio às exposições previstas no eixo de educação ambiental);

– Produção de cartilhas informativas;

– Apoio à assessoria de imprensa da prefeitura na divulgação do projeto.

Foto: Luciana Carneiro - Ascom PMN
Rolar para o topo